foto: Dispositivo Móvel

 

Um dos Componentes mais importantes de regime de treinamento de qualquer praticante de artes marciais é a flexibilidade. Bruce Lee vivia inventando métodos novos que o tornassem mais flexível, e sempre fazia questão de se aquecer muito bem antes de começar o treinamento de artes marciais. Herb Jackson, amigo e aluno de Lee, recorda qual a única "seqüência" que ele o viu praticar com dedicação:

As únicas seqüências que ele fazia sempre eram as de alongamento, que praticava antes de lutar ou treinar. Um desses exercicios, que eu nunca vi ninguém mais fazer, era aquele que a gente senta no chão com um parceiro, um de costas para o outro, e o outro empurra seus ombros com os dele para que, na posição final, sua cabeça quase encostasse no chão. Assim a gente fica com as pernas mais flexiveis. Nos revezámos para ver até onde conseguíamos chegar. Era um alongamento de tendões.

Mesmo quando Lee estava ocupado com a dublagem de algum filme, não era incomum vê-lo com um pé apoiado no encosto de uma cadeira do estúdio, inclinando-se para a frente a fim de manter os tendões flexíveis. No estúdio de casa ele tinha uma barra de alongamento especial, que podia ser ajustada na altura desejada, bastando para isso elevar a barra então inserir dois pinos para estabilizá-la. Isso permitia que Lee fizesse alongamento até enquanto via televisão ou lia um livro. De fato a flexibilidade estava em pé de igualdade com a aeróbica do programa de treinamento de Bruce Lee.

foto: Dispositivo Móvel

 

Pode parecer tolice precisar defender os beneficios da flexibilidade, especialmente para lutadores. Afinal, a percepção que o público tem dos praticantes de artes marciais é, em geral, de atletas superflexíveis que dão saltos enormes e chutes aéreos  espetaculares para se livrar dos adversários. No entanto, fora o jeet kune do, o caratê, o savate e certos estilos de kung fu, na maioria dos currículos de artes marciais o treinamento de flexibilidade não ocupa um lugar de destaque.

foto: Dispositivo Móvel

 

Lee Percebeu que a flexibilidade depende das articulações e da elasticidade e firmeza dos ligamentos, bem como da condição das cartilagens que cobrem as extremidades dos ossos e funcionam como amortecedores para reduzir a fricção. Dedicado estudante de anatomia e fisiologia, Lee sabia muito bem que a quantidade de movimentos possíveis para cada parte do corpo depende da natureza da articulação à qual está fixada. As articulações  sinoviais, como as das espáduas e dos quadris, permitem liberdade de ação muito maior do que as articulações do cotovelo e do joelho. A articulação deslizante do tornozelo limita-se praticamente a movimentos para a frente e para trás, ao passo que o polegar, com sua articulação selar, pode mover-se com liberdade para a frente , para trás ou para os lados.

Os resultados que Lee obteve de seu programa de flexibilidade são óbvios sempre que vemos filmes ou fotografias que mostram sua batalha contra o superstar da NBA Kareem Abdul-Jabbar. Na Foto Acima , Lee que só tinha 1,71 m de altura - chuta Jabbar ( que tem mais de 2,10 m) e acerta em cheio no queixo dele! Tal façanha requer praticamente uma TESOURA LATERAL COMPLETA - feita em posição vertical. Estas fotos, tiradas no cenário de O Jogo Da Morte, (1978), e a incrivel cena de alongamento e aquecimento de Lee em O Vôo Do Dragão (pouco antes de entrar no histórico Coliseu de Roma para travar uma batalha semelhante a um jogo de xadrez com Chuck Norris), revelam uma flexibilidade que deixariam com inveja qualquer praticante de ginástica olímpica.

Lee era um ferrenho¹ defensor do treinamento de flexibilidade desde 1963, quando dedicou algumas páginas do livro que publicou por conta própria (Chinese Gung Fu - The Philosophical Art Of Self Defense) à necessidade de se manter flexível (e citou vários exercícios para tanto). Já naquela época, seus conhecimentos das técnicas apropriadas de alongamento estavam anos-luz à frente de muitos de seus contemporâneos.

(Ferrenho = Duro, Autoritario)

 

fonte : A ARTE DE EXPRESSAR O CORPO HUMANO

revisão de texto : Miquéias Neri (ADM)