Assim como no caso de pesos e repetições, Lee achava que a velocidade também podia ser quantificada na forma de progressão calculada. O aumento de velocidade

fotos: Dispositivo Móvel

 

- tanto de movimento como de recuperação -, argumentava ele, deve ser parte integrante do programa de treinamento de qualquer praticante sério de artes marciais. Para isso, considerava benéfico ignorar ocasionalmente o acréscimo de repetições ou de peso e concentrar o trabalho na redução do tempo de duração das séries. Ele as cronometrava criteriosamente, esforçando-se para executar cada repetição o mais rápido  possivel. O periodo de recuperação dos grupos musculares também era cronometrado e, se esforçava para reduzir a duração dos periodos de recuperação entre as séries.

Ao tentar praticar o treino de velocidade, o leitor perceberá que não será capaz de levantar tanto peso quanto conseguiria se os exercicios fossem feitos num ritmo normal, mas o peso a ser erguido deve ser suficiente para tornar as últimas repetições da série final um esforço extra. Assim como Lee, devemos definir uma duração e não alterar os pesos nem as repetições dos exercicios até atingir a meta.

 

fonte: A ARTE DE EXPRESSAR O CORPO HUMANO

revisão de texto: Miquéias Neri (adm)